sábado, 11 de fevereiro de 2017



Como leitora, o que eu gostei mais nesta obra, O Guarda da Praia, foi a amizade que se criou entre a rapariga e o Dunas e pelo facto de ser uma obra cativante em que se lê um capítulo e apetece logo ler o seguinte para obter respostas a certas perguntas sobre a vida do Dunas. Apreciei também o pormenor interessante do rapaz ter medo do Velho da mata e ele ser o seu avô.
O que eu gostei menos foi o desaparecimento do Velho pois preferia que ele tivesse voltado para o lado de Sara e que não fosse viver para a América, já que ficou uma dúvida no ar: “Será que eles se voltarão a ver?”
Para concluir, apesar de não ter sido tudo como eu gostava, eu adorei este livro.

Carolina Baptista, 7.º B

O Guarda da Praia impressionou-me por ser um romance cujo protagonista tem o mesmo nome que eu, o que me levou a gostar mais dessa personagem.
Também gostei da ligação e do amor escondido entre as personagens e do desenvolvimento do texto, em que o leitor vai descobrindo a história na progressão da leitura, entendendo melhor o significado dos capítulos um após outro. Destaco com menção especial o primeiro e o último capítulos por serem realmente tocantes.
Não gostei tanto que as duas personagens não se tivessem tornado oficialmente namorados no final. Eu acho que isso dava um bocadinho de temperatura à história.

Luís França, 7.º D

O que mais me impressionou na obra O Guarda da Praia foi por de falar sobre o amor entre Dunas e Concha, o carinho e a paixão que sentiam um pelo outro.  
Acho que o texto é magnífico, principalmente por tratar de um romance à beira-mar, com muita criatividade por parte da autora, Maria Teresa Gonzalez.
O único detalhe de que não gostei foi de Dunas ter ido viver para a América com o seu pai, em vez de ter ficado com a escritora. Mas compreendo, pois, afinal, eram pai e filho e todos devem seguir os seus sonhos.

Daniela Correia, 7.º C

Nesta obra o que mais me impressionou foi a ligação que Dunas e a narradora criaram. Eram duas pessoas que não se conheciam, mas que estavam intimamente ligadas  como se se pertencessem mutuamente.
Apesar de as suas vidas serem muito diferentes nada impediu que Dunas abrisse o seu coração para com ela e a deixasse entrar no seu “mundo”. A narradora, por sua vez, ganhou um amor a este menino quase de mãe o que me mostrou que, por mais difícil que a vida seja, há sempre alguém que nos faça enfrentar os nossos medos e que esteja lá para nós. É, por isto que a ligação deles me marcou.

Inês Gonçalves , 7.ºC

        Eu gostei muito do livro, porque a história era engraçada e os seus personagens também.
        Embora não gostasse muito do final, não vejo o porquê de não ler este livro.
        Havia partes divertidas, partes mais “chatas”, havia aqueles momentos em que nos apetecia saltar para o último capítulo para saber se eles tinham ficado juntos, se ela acabou o romance e se alguém tinha morrido.
        Eu acho que toda a gente da minha idade devia ler o livro, porque é muito bom.


José Eduardo Santos, 7.ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário