segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rosa, minha irmã Rosa




Li o livro «Rosa, minha irmã Rosa» de Alice Vieira e adorei. Estou a ler muito os livros desta escritora e deixo uma recomendação para todos os alunos : Alice Vieira é uma escritora fantástica ! Leiam o máximo possível, ou seja, todos ou quase todos os livros dela ! Mas, quanto a «Rosa, minha irmã Rosa» é mais um dos fantásticos, é um livro que trata a história de uma menina, Mariana, que tinha 10 anos, e era filha única.Entretanto, Mariana teve uma irmã, em quem só via coisas más, as noites a chorar, tossir, as pessoas a acariciá-la... Mariana sentia-se triste e sozinha, e desabafava com a sua melhor amiga, Rita. Os pais ,certo dia, iam escolher o nome para a bebé, e não faziam ideia de qual poderia ser, então Mariana sugeriu Rosa, e todos adoraram. No decorrer do tempo, Rosa passava as noites a tossir, e Mariana começava a ficar farta ! Certo dia, Mariana ia para casa do professor Pedro e este mandou-a para casa da sua avó Elisa, o que não era nada habitual. Por isso, Mariana achou muito estranho e á chegada questionou logo a avó do que se passava, e esta respondeu-lhe que era Rosa que estava no hospital com uma pneumonia... Só aí Mariana percebeu o quanto gostava de Rosa, e passou a dar-lhe valor ! Recomendo o livro a quem tiver irmãos, e porventura os ache «intrusos.»


Ana Guimarães, nº3, 7ºE

2 comentários:

  1. A minha "Ana Guimarães" continua igual a ela própria a ler e a motivar os colegas para a leitura.
    Com alunos destes, é um prazer ser professora e motivo de orgulho de uma turma que num período lectivo, o segundo, leu 160 livros!!!

    Boas férias, Ana, e continuação de excelentes leituras!

    A professora,

    Paula Santos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana

    Tenho a certeza de que este livro fazia bem a muita gente. É que há sempre uma pontinha de ciúme entre irmãos, por mais que gostem um do outro.Que te parece?

    ResponderEliminar