terça-feira, 13 de maio de 2014


                                                           Voar na História

        A escritora minhota, Mariana Morais Pinheiro, revela-nos o seu romance de estreia, O Falcão de Bonaparte do qual saboreei, deliciosamente, a sua leitura, rica em referências históricas, patrióticas e amorosas.
     Inicialmente, este romance histórico  leva-nos numa viagem repleta de emoções, baseando-se nos conceitos da guerra e da paixão, cuja história apaixonante se desenrola no decorrer da 2.ª invasão francesa.
        Esta riqueza referencial faz com que este romance seja único em qualquer parte do mundo, transportando propriedades raras, tais como, a variedade das prodigiosas descrições, subtis e complexas. Quanto à autora deste livro, revela uma atitude carismática, assim, a sua escrita motivadora, rica em advérbios e adjetivos que acentuam permanentemente as emoções e fazem transparecer a coligação do cenário da guerra e o do amor.
        Em suma, aconselho a leitura do romance aos adultos e jovens, assim fazendo enaltecer as raízes históricas da nossa Nação e fortalecendo o conhecimento da nossa História e da nossa cultura.

José Ricardo, 9.ºA