sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Tesouro do Veleiro Espanhol

Li o livro :"O Tesouro do Veleiro Espanhol" de Mafalda Moutinho. Este livro fala de Ana, Maria e André , os primos.Eles adoram veleiros e regatas, adoram o mar.
Os pais de Ana e Maria vão uma semana a Valência, numa regata da final da Taça América, e questionam as filhas e o sobrinho se não querem ir, estes aceitam. O skipper é Alonso, que no próprio dia da regata informa que o casal que ia com eles já não pode ir, mas ficou de arranjar alguém que os substituísse. E assim foi, os substitutos foram os Grant, um casal inglês e o filho Richard.
Pouco antes da primeira regata, os primos vêem um saco preto a boiar na água, e Maria pede a Alonso para o ir buscar, visto que não gosto de ver o ambiente a ser poluído. Após o saco ser puxado para dentro do veleiro, André observa atentamente o saco e acha nele algo de estranho. Os primos, Javier e Richard foram investigar secretamente o que continha o saco, eram cópias do Santo Graal com pedras preciosas dentro.
A partir daí os primos começaram a estranhar tudo naquele veleiro.
Num dia estava um nevoeiro tremendo e todos se assustam quando vêem que vão colidir com outro veleiro que, por muito estranho, não tinha tripulação.
Os primos vão nadar e Ana é ferida por um golfinho.
Todos desesperavam, Ana doente, com febre e sempre a dormir, o rádio avariado, o motor também.Até que um navio se aproxima deles, todos pensam ser um salvador, mas enganam-se , era o veleiro-fantasma sem tripulação. O Capitão chamou Alonso e Javier, ele queria recuperar o saco preto.
Os jovens cada vez mais assustados desconfiavam de Alonso e dos Grant, e, na verdade, sim, eram eles os cúmplices do Capitão Pizarro.
No final tudo vem ao de cima, as suspeitas dos primos foram confirmadas. E afinal, Ana não estava doente, mas dormia e tinha tanta febre por causa do soporífero contido na água que bebera.
No final, Capitão Pizarro confessa tudo e Richard gravou a confissão deste. Confessou que sabia de um tesouro num galeão no fundo do mar, daí o título "O Tesouro do Veleiro Espanhol".
Pizarro não os deixava regressarem a terra se não lhe entregassem o saco preto, por isso André propôs-lhe uma regata, que vieram a ganhar.
Finalmente, tudo acabou bem, Pizarro foi preso por muito tempo, o tesouro foi descoberto e Maria ficou com o verdadeiro Santo Graal.
Este livro é muito interessante, a cada página uma nova aventura.
Excelente livro e excelente escritora.


Ana Guimarães, nº3, 7ºE

domingo, 8 de maio de 2011

A hescritora





De Cuca Canals, A hescritora é um livro muito bonito, que mostra que as letras não servem só para escrever...Ao longo do livro, a (h)escritora afirma que assim se denomina porque não é perfeita.

Nas 211 páginas e 156 375 palavras, Cuca Canals vai mostrando as suas ideias.Quando a (h)escritora «escreveu» a morte de Omar, ficou tão triste que começou a escrever lágrimas topográficas: , , , , , , , , ... e, juntando duas lágrimas, surge um coração...

Mafalda F. Ramôa da C. Alves
nº18
7ºC

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Harry Potter e a Ordem da Fénix, J.K. Rowling




Depois de, em Privet Drive, ser atacado, bem como o seu primo Dudley, por dementors, os temíveis guardas de Azkaban, Harry passa o resto do Verão trancado no seu quarto, a comer às escondidas bolos secos que sobram dos que os seus amigos lhe mandaram pelo aniversário e quartos de laranja. Ainda mais revoltado por achar que os seus amigos, Ron e Hermione, se estão a divertir juntos, e sem perceber por que não podia ele ir para «A Toca», a casa do seu amigo Ron, ou por que não podia receber notícias de Vol... Vol... perdão, Voldemort, sofre no número 4 de Privet Drive.Quando os seus tios avisam de que vão passear, Harry age com indiferença, até ouvir ruídos.Quando vê quem é, descobre um grupo de feiticeiros, uns conhecidos, outros nem por isso, que, depois de ele fazer as malas, o levam para o quartel-general da Ordem da Fénix, que, como ele fica depois a saber, é uma ordem destinada a combater V...Voldemort. Quando regressa a Hogwarts, tem uma data de desagradáveis surpresas, a começar e a acabar pela horrível professora Umbridge, que, mandada pelo ministério, abafa a chegada de Voldemort e impinge a Harry injustos e por vezes dolorosos castigos, até substituir Dumbledore e tornar a vida de Harry insuportável. O livro termina de forma emocionante, prendendo os olhos às últimas páginas.É um livro bastante interessante, embora acabe talvez de forma um pouco...revoltante. Aconselho a leitura deste livro...

Alexandra Francisco Ramôa da Costa Alves, 7ºC

O Natal de Poirot, de Agatha Christie,Edições Asa




Simon Lee é um velho rico, outrora aventureiro.Para além da sua falecida mulher, teve relações com outras mulheres, tendo, por isso, alguns filhos fora do casamento.É malévolo e não liga a sentimentos, e talvez por essa razão todos tivessem achado estranho a sua súbita inclinação para a família, quando convida para lá passar o Natal todos os seus filhos (frutos do seu casamento), as suas respectivas mulheres e a sua neta. No entanto, o seu ideal não é reunir a família, mas sim semear a discórdia; entretanto, e depois de fazer os possíveis para a lançar, chega o jantar da véspera de Natal. Enquanto uns apreciam a comida, outros nem tanto. Mr. Lee, como já tinha avisado anteriormente ainda está no seu quarto.Depois do jantar, ouviu-se um estrondo enorme de mobília a partir, seguido de um grito penetrante, quase inumano. Depois de uma corrida desenfreada pelas escadas acima, o mais temido cenário confirma-se: Simon Lee está morto, no meio de uma poça de sangue. Depois de Poirot, o excêntrico e perspicaz detective, investigar o caso, descobre o culpado que é, a todos os níveis, surpreendente.


Alexandra Francisco Ramôa da Costa Alves, 7ºC

Diário Cruzado de João e Joana




Eu li o livro "Diário Cruzado de João e Joana", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada porque era um dos livros que tinha de ler para participar no Concurso Nacional de Leitura que se realizou em Barcelos.


Já esperava que fosse um livro interessante, porque as autoras já são bastante conhecidas, pois escreveram "As Aventuras", entre outros, que tiveram grande sucesso entre os jovens.


Este livro, fala de dois grandes amigos, que são bastante ligados, e partilham todos os momentos da sua vida um com o outro. Como estavam de férias e não podiam estar juntos, começaram a enviar cartas um ao outro, a contar os episódios mais empolgantes das suas férias.


Aconselho vivamente a leitura deste livro.


Lúcia Pereira 9ºC

terça-feira, 3 de maio de 2011

Diário de Sofia & C.a

Eu li o livro «Diário de Sofia & C.a» de Luísa Ducla Soares e achei o livro muito interessante e apelativo a todos os adolescentes. É um livro que trata a história de uma adolescente de 15 anos, que tem perto de si muitas más influências. Dois dos seus colegas, o «Bebé e o Careca» que se drogam. Esta adolescente tem um diário, no entanto pensa em rasgá-lo. Mas com o passar do tempo vai escrevendo sempre no seu diário e vê que é uma experiência boa. Esta adolescente chama-se Sofia. Ela tenta chamar a atenção aos seus colegas que se drogam, e tenta consolar Vanessa pois os seus pais divorciaram-se. No final o pai do Fernando apanha o Bebé a drogar-se e leva-o para sua casa, trancando-o no quarto. A mãe do Bebé vai buscá-lo e quando lá chega ele já não está no quarto, ouvem-se uns barulhos lá fora, olham pela varanda e o Bebé estava caído no chão, morto. No final, o diário de Sofia termina.
Achei este livro um livro muito educativo e uma boa lição para aqueles adolescentes que se drogam.

Ana Guimarães, nº3, 7ºE